Os impactos da Covid-19 na educação

Os impactos da Covid-19 na educação

A educação, direito fundamental de todo brasileiro, também está na ordem do dia do Supremo Tribunal Federal.

A pandemia tem nos exigido um inédito modus vivendi, e seus impactos sobre o sistema educacional como um todo são evidentes.
Desde que a pandemia do Covid 19 se instalou no mundo, cerca de 1.5 bilhões de estudantes ficaram fora da escola em mais de 160 países, segundo relatório do Banco Mundial. Alguns países adotaram o fechamento total de escolas, outros apenas em zonas consideradas de risco ou deixaram abertas aquelas com crianças pequenas cujos pais trabalham em setores críticos para a sociedade.

Aqui no Brasil, por enquanto a maior parte dos governos estaduais e municipais tem optado pelo fechamento total para reduzir as chances de que os estudantes se tornem vetores do vírus para suas famílias.

/

  • Image
  • Image
  • Image

Mesmo que ainda exista a necessidade de se avançar com ações emergenciais, uma resposta à altura dos desafios que se impõem só será dada com um bom planejamento para o retorno das aulas presenciais.

Incertezas

Dada a incerteza quanto a duração dessa recessão e a grande disponibilidade de cursos de curto prazo, as pessoas podem não estar dispostas a se inscrever em programas mais extensos (e mais caros). Cursos imersivos como os bootcamps e programas que oferecem financiamento estudantil têm uma oportunidade e um desafio a enfrentar. Frente ao cenário da enorme perda de empregos, que já está acontecendo, a ideia de se inscrever em treinamentos e cursos profissionalizantes sem pagar mensalidades antecipadas pode ser atraente.

Experiências Internacionais

Vários organismos internacionais estão publicando estudos sobre as experiências internacionais de medidas para conter a pandemia e seu efeito na educação. Eles tentam responder a perguntas como: o fechamento das escolas é importante para conter a disseminação do vírus? Quais os riscos desse fechamento? Como as escolas podem promover o aprendizado para todos, diante da diversidade de contextos socioeconômicos da população e de dificuldade de acesso de alguns para a educação a distância? Quais ações podem ser realizadas no curto prazo?

top